Tem política econômica que reforça o machismo simplesmente por pretender ser neutra. Uma política que não considera a desigualdade entre homens e mulheres, brancas/os e negras/os, costuma aprofundar essas desigualdades.

Não vou discorrer sobre isso agora (mas, pra quem quiser saber mais, a Cristina Carrasco faz isso de um jeito brilhante nesta introdução a economia feminista)

E tem política econômica que mantém, reproduz e aprofunda a desigualdade entre homens e mulheres por conter em si uma visão explicitamente machista.

Eu só queria colocar aqui um trecho bem machista que eu li do Keynes:

Penso com pavor no reajustamento dos hábitos e instintos do homem comum, nele cultivados por incontáveis gerações, e que, daqui a algumas décadas, ele poderá ser solicitado a pôr de lado. Na linguagem atual, não será de se esperar um ‘colapso nervoso’ geral? Já temos um pouco de experiência do que quero dizer – um colapso nervoso do tipo que já é comum na Inglaterra e nos Estados Unidos, entre as mulheres das classes privilegiadas. Muitas dessas infelizes criaturas, privadas pela riqueza de suas tarefas e de suas ocupações tradicionais, não conseguem achar suficientemente satisfatória a situação em que, não tendo necessidade econômica de cozinhar, limpar e remendar, são contudo, incapazes de descobrir alguma ocupação mais agradável. Para os que suam pelo seu pão cotidiano, o lazer constitui uma doçura esperada – até ser obtida. (Keynes em “As possibilidades econômicas de nossos netos”)

 

… o cara influenciou (e até hoje influencia) a política econômica de um monte de países …

Parece que as possibilidades econômicas das netas, pra ele, deveriam estar circunscritas a cozinha.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s