Pensa numa banda.

.

.

.

Quem toca bateria nela, é homem ou mulher?

Se você respondeu mulher, por favor deixa um comentário aí embaixo com o link pra gente conhecer essa banda =)

Se você respondeu homem, te convido a pensar em outras bandas e ver quem toca baixo, guitarra, sax, violão, violino, teclado, trompete, trombone, cavaquinho, bandolim….. aposto que a maioria das bandas que vieram a sua mente tem homens  tocando os instrumentos. Na minha também.

Pensar em mulheres cantoras é mais fácil. Mas se a gente pensa em mulher cantora numa banda de rock…. até tem, mas dificultou de novo, né?

É por isso que existe o Festival Mulheres no Volante, que acontece de 16 a 20 de março em Juiz de Fora, MG. O Festival tá na quarta edição, e tá crescendo.

O tema é mulheres na guerra, mulheres contra a guerra. As organizadoras conseguiram sintetizar no tema e na programação um monte de elementos super atuais pra refletir sobre o machismo, a divisão sexual do trabalho, a música, o feminismo.  A programação desse ano é gratuita e vão acontecer várias oficinas para meninas de guitarra, audiovisual, stencil. Tá tudo no blog do Festival.

O Festival não é uma idéia isolada, que surgiu do nada. As meninas que organizam fazem parte de uma história que a gente deveria conhecer mais. Eu pelo menos tô curtindo conhecer. Vocês já ouviram falar nas Riot Girls? O blog da Bruna Provazi, e a internet, ajudam a gente a conhecer mais essa história.

***

Imagina só como a nossa vida seria melhor se no lugar daquelas músicas machistas horrorosas, de qualidade horrorosa igual, que tocam no rádio porque pagam jabá, a gente estivesse acostumada a ouvir músicas livres do machismo (e do controle das gravadoras)?

Juntar mulheres, feminismo e música tem um potencial gigante, porque enfrenta na prática os preconceitos e discriminações contra as mulheres na música, (o vídeo do mulheres no volante 2.0 ilustra bem isso) e constrói outros referenciais a partir da vida, do ritmo e da voz das mulheres.

Aliás, vocês conhecem a Ellen Oléria?

Mais, aqui mesmo, sobre mulheres na música:

Rock au féminin

Esperanza Spalding

Anúncios

4 comentários sobre “Mulheres no Volante

  1. Aproveito pra acrescentar a grande baixista Paula Zimbres. Além de ser da banda da maravilhosa Elen Oléria, é respeitada pelos instrumentistas de Brasília e por onde mais ela toca: séria, elegante e muito competente. Mas é verdade: os instrumentistas quase sempre são homens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s