De manhã me despedi de uma companheira que tava lá ganhando votos na porta da casa dela e falei: “A próxima vez que a gente se encontrar, já vamos ter a primeira mulher eleita presidenta do Brasil =)”.

Quando apertei o 13, vi a foto da Dilma e apertei confirma, rolou uma emoção.

Esse ano faz 10 anos que eu voto. Aí fiquei lembrando… Em todas as eleições, votei em pelo menos uma mulher. Sempre na esquerda. Marta Suplicy, Aldaíza Sposati, Lisete Arelaro, Luisa Erundina, Rai Almeida, Janete Pietá, Dilma Roussef.

Tirei meu título de eleitora aos 16 anos. Da minha sala, só eu e meu amigo Zé tiramos o título naquele ano, e nós dois estávamos decididos a votar na Marta Suplicy, que foi eleita naquele ano prefeita de São Paulo.

Depois que a Marta foi na parada gay daquele ano, os meninos da escola entraram numa vibe homofóbica nojenta de que quem votava nela era gay também. Escola de padres jesuítas. Um professor nosso, metido a gente boa e preconceituoso e machista até dizer chega, ficou queimando o filme da Marta e do PT em quase todas as suas aulas.

Eu nem era feminista, nem filiada ao PT, nem tinha referências de esquerda na minha vida, mas já ficava com abuso dos comentários nojentos que faziam. Aprendi que a direita é machista e homofóbica.

Eu fui expulsa da sala algumas vezes, e votei na Marta. O Zé eu não sei.

Nesses 10 anos, votei no PT e na esquerda. Participei da eleição e da reeleição do Lula. Fui na posse, nas manifestações, chorei com as decepções mas também com as conquistas.

Aprendemos a enfrentar todas as contradições que fazem parte desse projeto que é nosso e que não começa nem termina nas eleições.

Aprendi que contra o preconceito de classe é quase impossível argumentar sem ter vontade de vomitar.

***

Hoje votei na Dilma. Com a camiseta DILMA NELES!

***

Estamos fazendo história. Somos da “massa fedida” e vamos, mais uma vez, coloca-los no devido lugar.

Apenas começamos.

Hasta la victoria siempre!

Deixe um comentário

